terça-feira, 4 de setembro de 2018

CRONOGRAMA CAPILAR O QUE É? E COMO FUNCIONA?

Oi meninas, o post de hoje é para quem está precisando dar um “up” nos cabelos.
Vocês já ouviram falar em cronograma capilar? É um tratamento capilar que consiste em hidratar, nutrir e reconstruir. Vamos conhecer?
Objetivo do Cronograma Capilar
Como você vai usar as 3 formas de tratamento, é possível tratar todos os problemas do cabelo. Esse cronograma faz a reposição dos nutrientes naturais do cabelo que, devido às químicas usadas, se perdem com o tempo.
Não faz muito efeito nutrir seu cabelo se ele não tem água suficiente para absorver a nutrição. Também não adianta reconstruir o cabelo se ele não for nutrido e hidratado o bastante para manter a maleabilidade, pois assim a reconstrução irá endurecer o fio e causar quebra. Por isso, às vezes compramos uma máscara capilar e o resultado é péssimo: provavelmente seus cabelos estavam desidratados e a máscara era própria para reconstrução.
Para que tipos de cabelo o cronograma capilar é indicado?
Cabelos que sofreram processos químicos, ressecados, porosos, quebradiços, danificados e sem brilho.

Etapa 1: Hidratação
Para ter brilho e maciez nos cabelos é indispensável uma boa hidratação. A hidratação não age profundamente nos fios (como a cauterização e a reconstrução), mas é indispensável para a beleza e saúde das madeixas.  
A  glicerina vegetal é um hidratante natural e condicionante; não possui alteração química, e por isso é capaz de obter melhores resultados quando falamos na retenção e absorção de água.

Etapa 2: Nutrição
A etapa de nutrição consiste em repor os lipídios dos fios, especialmente em cabelos secos por terem uma falta natural de sebo (gordura) nos fios.
A etapa de nutrição consiste em utilizar produtos que contenham óleos, manteigas e outros componentes hidratantes. Estes componentes, além de balancear a composição do creme, irão permitir que os lipídios atuem sobre os fios e obtenham os resultados desejados para esta etapa.
É através da nutrição capilar que se reforçará a energia vital dos cabelos que, de certa forma, se desgastaram pelos mais variados agentes externos tais como sol, vento, água do mar, piscina, produtos químicos decorrentes da coloração, entre outros.
Componentes da Nutrição
Os óleos: óleo de coco, óleo de oliva, óleo de abacate, óleo de tutano, óleo de karité, óleo de argan.
As manteigas:  manteiga de karité, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu, manteiga de abacate, manteiga de macadâmia, manteiga de tutano, manteiga de murumuru,  manteiga de argan.
Etapa 3: Reconstrução
Os cabelos estão constantemente expostos a diversas agressões que fazem com que os fios fiquem fracos, quebradiços e ressecados. Além dos processos químicos como coloração, escova progressiva e outros tipos de alisamento, a poluição, o vento e os raios solares também danificam as madeixas. A reconstrução capilar é um tratamento muito eficaz para tratar esses problemas, devolvendo a vida aos cabelos e ainda prevenindo danos mais profundos aos fios.
O processo deposita nos fios queratina, proteínas, aminoácidos e minerais, todos hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos. Estes componentes tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural das madeixas.
Os resultados da reconstrução capilar podem ser vistos logo nas primeiras sessões: os fios já mostram sinais de recuperação na textura e ficam mais fortes e resistentes.

Sugestão de Cronograma Capilar
Primeira semana: Hidratar/Hidratar/Nutrir
Segunda semana: Hidratar/Hidratar/Nutrir
Terceira semana: Hidratar/Hidratar/Reconstruir
  Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
1ª Semana Hidratação Hidratação Nutrição  
2ª Semana Hidratação Hidratação Nutrição  
3ª Semana Hidratação Hidratação Reconstrução  

Esse cronograma é apenas uma sugestão. Monte o seu de acordo com a sua disponibilidade. Quantos aos produtos, para hidratação, aproveite uma das máscaras que você já tem em casa. Para nutrição, o creme deve conter algum ingrediente como manteigas ou óleos. Para reconstrução, se você não tiver nenhuma opção e apenas tiver queratina líquida em casa, basta colocar uma colher de sopa no creme de hidratação, apenas na quantidade a ser usada.
Antes de colocar a mascara hidratante, o cabelo deve ser lavado com shampoo.
Após as 3 semanas, dependendo da situação do seu cabelo, você pode continuar o tratamento ou esperar pelo menos um mês e repetir o processo.

Espero que gostem da sugestão! Espero que seus cabelinhos fiquem hidratados e saudáveis

Nenhum comentário: